09 agosto 2009

Banheiros limpos

Creio eu que esse já é bem o milésimo post sobre banheiros, mas é que é um espaço pelo qual me interesso bastante, e como eu gosto e preciso ter tudo bem limpinho, aí vão dicas ótimas para manter o seu banheiro nos trinks, como diz minha mãe.
Bancadas e pias
- Evite usar limpadores abrasivos ou palha de aço, que arranham a superfície. Use sempre uma esponja macia, umedecendo-a com um pouco de água e detergente. Em casos de manchas e sujeiras pesadas, espalhe bicarbonato de sódio e esfregue suavemente.

Espelhos
- Misture 1 xíc. (chá) de vinagre em 3,5 litros de água. Aplique com uma esponja ou despeje a solução num recipiente tipo spray e borrife diretamente. Lustre com um pano de algodão ou papel-toalha. Outra dica é amassar uma folha de jornal, mergulhá-la em vinagre e passar sobre o espelho. Enxugue também com jornal e lustre com um pano limpo e seco.

Boxe e banheira (pra quem tem né?)
- Evite o mofo secando as paredes do boxe com uma toalha depois do banho. Outra dica é deixar a porta um pouco aberta para permitir a circulação de ar.

- Adicione 1 xíc. (chá) de amaciante a ¹/³ de xíc. (chá) de água morna e use para remover os restos de sabonete das portas do boxe.

-Limpe as portas do boxe com uma esponja mergulhada em vinagre branco.

-Para remover manchas amareladas da banheira, aplique uma solução de sal e aguarrás (use luvas de borracha). Enxágue bem.


Vaso sanitário
- Despeje dentro do vaso 1 e ½ xíc. (chá) de água sanitária ou ½ xíc. (chá) de bórax (à venda em farmácias). Deixe agir por 20 minutos e esfregue com uma escova de cerdas duras.

- Passe um pano molhado com gasolina ou outro derivado de petróleo para deixá-lo brilhante.

Torneira
- Use uma escova de dentes velha com detergente, amoníaco ou sabão em pasta. Esfregue e enxágue.

Azulejos/cerâmicas
- A cada 15 dias escove os rejuntes e lave os azulejos com uma solução de água sanitária, sabão em pó ou sapólio líquido, diluído em água. Se preferir, lave-os com uma mistura de ½ xíc. (chá) de amônia, ½ de vinagre branco, ½ de bicarbonato de sódio e um litro de água morna.

E por último ainda tem uma dica de desinfetante ecológico:

- 1 litro de álcool
- 1 litro de água
- 1 sabão de coco
- Folhas de eucalipto

Deixe as folhas de molho no álcool por 2 dias. Ferva a água com o sabão ralado, até dissolver. Junte à solução de álcool e engarrafe.

4 comentários:

Fabiana disse...

Raissa, adorei as suas dicas!
Vou usa-las com bastante frequencia.

Bjs

Ana Carolina Peixoto disse...

Adorei as dicas! tô imprimindo e vou dar para a empregada colocar em prática. Bjs,
Carol

Rosi disse...

Olá
Vim retribuir a visitinha.
Acredita que eu já tinha vindo por aqui, pois é, só não comentei, agora venho sempre, prometo.
Fiz aquele post porque sempre pensei a respeito, no início ficava me perguntando porque ninguém aparecia, pensava que talvez minha escrita não estava agradando, hj sei que conquistar pessoas vai muito além disso.
Espero vê-la de volta por lá.
Um abraço

Ah, adoro banheiros. Publique sempre sobre esses cantinhos que merecem atenção.

Neotenia disse...

ADOREI as dicas... Vou imprimí-las...rs!