29 janeiro 2009

Mãos

Outro dia observei que utilizamos as mãos para fazer tudo, coçar, lavar, digitar, vestir, trabalhar...e isso muitas vezes é prejudicial para essa preciosa parte do corpo, que nos acode sempre que precisamos. Então aí vai um texto da Maria Rita Estética e Beleza que nos fala um pouco sobre as mãos e nos dá dicas de como cuidar da melhor maneira para mantê-las sempre bonitas e saudáveis:

É impossível determinar exatamente quando as mãos começam a envelhecer. Há pessoas que, mesmo antes dos 50 anos, já apresentam mãos enrugadas e murchas em função da perda do tecido conjuntivo. De acordo com Sitart Pires, há três fatores associados ao envelhecimento da pele das mãos: genético (qualidade da pele), cronológico (idade) e externos (exposição solar, poluição, vento, frio, entre outros). A melhor forma de prevenir o envelhecimento é tratar e combater esses fatores.

É através das mãos que revelamos a nossa verdadeira idade, elas são expostas aos elementos diferentes tais como: detergentes e o sabão ásperos, sol, frio e outras substâncias agressivas a pele delicada do dorso das mãos, pobre em glândulas sebáceas. Estas exposições causarão à essa pele delicada um visível envelhecimento prematuro.

Esta região desprotegida do corpo, e que a medicina no campo da cirurgia plástica, ainda não encontrou solução para seu rejuvenescimento, sendo assim temos que dispensar cuidados especiais para essa região que juntamente com a face, é o nosso 'cartão de visita'.

CUIDADOS DIÁRIOS COM A PELE DAS MÃOS

  • O uso de protetor solar diário é obrigatório, em qualquer estação do ano. Mesmo em dias nublados ou dentro do escritório. A pele das mãos é alvo constante dos efeitos da radiação solar.
  • Ao lidar com produtos químicos, entre eles os de limpeza, proteja as mãos com luvas específicas que podem ser encontradas em drogarias. As de látex são super finas e perfeitas para realizar as tarefas diárias.
  • Para evitar o ressecamento, hidrate sempre, em qualquer lugar. O hidratante vai criar uma barreira protetora na pele. Uma dica é carregar na bolsa um creme específico para as mãos e aplicá-lo várias vezes ao dia. O cuidado compensa.
  • Antes da total absorção do creme, faça uma massagem, como se estivesse vestindo um par de luvas muito justas. Comece da ponta do dedo um por um e desça até o pulso. As mãos denotam a mulher caprichosa. Cuide diariamente.
  • Uma vez por semana, faça uma esfoliação nas mãos para eliminar células mortas e evitar o ressecamento. Finalize o tratamento com uma hidratação profunda com cremes à base de uréia, vitaminas A, C e E e filtro solar.
  • As unhas também devem ser hidratadas. Para isso, use algumas gotas de óleo de amêndoa doce e massageie principalmente as cutículas.

Um comentário:

Patricia M. disse...

eu acho que não tenho tido nenhum cuidado com minhas mãos! O.o