09 abril 2009

Receitas para a Páscoa

Ultimamente tenho me interessado bastante em comidas, mais em sobremesas. Não sei cozinhar muito bem, quer dizer, só sei fazer o essencial para mim, que é: doçuras. Mas calma, ainda estou aprendendo, até que me interesso por essa área, afinal é tão gostosa.
Já que o feriado é um feriado doce, vou dar umas dicas pra vocês terem um feriado delicioso, ok?
  • A primeira é a dica da Vivian do Aos 30, é um café cremoso (dá pra acreditar?), nunca pensei que fosse possível mas parece que é e parece também que é delicioso, vejam lá, é super fácil de fazer, tem até o passo-a-passo.
  • A segunda é uma receita que vi numa dessas revistinhas de gostosuras, é um brigadeiro cremoso, super fácil de fazer também, vamos ver os ingredientes:
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite
2 colheres de chá de manteiga
chocolate em pó
essencia de baunilha
côco ralado

Para fazer é assim: coloque na panela uma lata de leite condensado, uma das colheres de manteiga, a essencia de baunilha (eu não pus, ficou gostoso do mesmo jeito). Daí é só misturar e levar ao fogo, sempre mexendo até que se despregue totalmente do fundo da panela, então tire do fogo e misture o creme de leite (quando fiz, só coloquei metade da lata, mas foi porque aqui em casa só tinha uma lata, mas ficou muito gostoso, então não sei como a receita fica se for feita do jeito original, vocês escolhem). Deixe esfriar.
Agora vamos fazer o de chocolate: coloque a outra lata de leite condensado na panela, junte o chocolate em pó (que é a quantidade de quando se faz brigadeiro normal mesmo) e a outra colher de manteiga. Misture tudo e leve ao fogo, mexendo sempre até que se despregue do fundo da panela, tire do fogo e misture o creme de leite (assim como o outro eu só coloquei metade da lata, porque eu só tinha uma lata, mas depende de você). Deixe esfriar.

Escolha uma vasilha em que caibam as duas misturas, quando estiverem frias faça assim: alterne camadas de brigadeiro branco e de brigadeiro preto. Por cima polvilhe o côco ralado, leve ao congelador e deixe em torno de 2h, depois é só servir. Fica uma delícia, aprovadíssimo. ;D
  • A terceira dica é da Talita do Dona Perfeitinha, é a mais simples de todas, mas não menos gostosa. Compre um sorvete de creme bem gostoso (o que comprei é exatamente esse do lado) e um doce de leite também. Para fazer é bem simples, é só alternar camadas de sorvete com camadas de doce de leite, coloque no congelador e depois é só comer.
  • A quarta dica é fazer um doce de leite. Você pode usá-lo para a receita anterior ou não. É assim: coloque um pouco de água na panela de pressão (aproximadamente metade da panela), coloque uma lata de leite condensado deitada (tire apenas o rótulo, mas não abra), feche a tampa da panela e ponha no fogo, quando começar a apitar conte 50 minutos, ou menos se você quiser que o doce fique mais cremoso. Quando passar o tempo desligue e deixe esfriando, não abra ainda. Após esfriar abra a tampa da panela e retire a lata, não abra e deixe esfriar. Após esfriar você pode abrir ou colocar no congelador para ficar geladinho (é do jeito que faço). OBS: você pode comer doce de leite combinado com um queijo coalho bem fresquinho ou com pão de queijo, fica uma delícia.
Dizem que vai ter muita chuva durante o feriado, pelo menos aqui em Fortaleza, na verdade já começou, essa madrugada teve muita chuva, muitos relâmpagos e muitos trovões. Medo! Mas meu ponto é, se ficar frio onde vocês estão, vocês podem fazer o café cremoso, que é quentinho, ou o chocolate quente cuja receita já dei aqui.

4 comentários:

Juju disse...

Que delicias....Tb adoro fazer sobremesas, principalmente comer as tais sobremesas...eheheh.
Beijos

Kel disse...

Olá,
Que coisa maravilhosa encontrar uma blogueira da terrinha.Sempre que entro num blog olho logo de onde é a pessoa só pra ver se é do Ceará. Adorei seu cantinho, tem muita coisa legal!
Qt a argila...achei que a melhor função dela foi deixar a pele digamos...mais iluminada. Foi a primeira vez que usei..não dá pra afirmar ainda que clareia..mas eu amei.

Bjos e volte sempre!

Boule de Savon disse...

Feliz Páscoaaaaaaaaa!! Bom feriado pra você!!:*

Lidiane Vasconcelos disse...

Eita, Raissa!!!

Que páscoa doce...ehehehehe...


Beijos para você e feliz páscoa!

:D