22 junho 2009

Crianças em casa

Hoje vou falar de um assunto muito importante: cuidados com crianças. Nesse fim de semana que passou vi uma notícia horrível sobre o falecimento de uma criança que foi atacada pelo seu cachorro, vejam a história:

"A tragédia aconteceu em uma casa no Condomínio Ouro Vermelho, no Jardim Botânico. Luiza Aires, de 9 anos, chegava em casa com a mãe e o irmão quando o cão da raça rottweiler avançou.

Luiza foi atacada pelo cachorro durante dois minutos. De acordo com testemunhas, a menina levou mordidas no pescoço, no rosto e na cabeça. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu na hora."

De acordo com os familiares o cachorro vivia com a família há 8 anos e sempre teve bom comportamento com todos, inclusive com a menina, que sempre brincava com ele.

Então gente, pra vocês verem que temos que ficar de olho em tudo e em todos, principamente em crianças, para que não aconteça o pior. Por isso eu preparei esse post com base em uma reportagem, com dicas importantes para serem aplicadas em casa.

Todos nós sabemos que criança adora mexer em tudo, e é tudo mesmo né gente? Não dá pra descuidar, então um lugarzinho muito perigoso que toda criança põe o dedo é a tomada, e para que isso não aconteça distribua pecinhas como essas por todas as tomadas da casa, é bem seguro.

Em toda casa que tem criança tem brinquedo, então para que não fique tudo bagunçado e para que ninguém se machuque, mantenha um saco de brinquedos, ou caixa, e ensine desde cedo seus filhos a guardarem tudo assim que terminarem de brincar, fica mais fácil de continuar disciplinando quando crescerem e você ainda mantém a casa organizada.

Um ponto muito importante e que, suponho eu, muita gente não se dá conta: os brinquedos. Sim, tem que haver uma atenção com o tipo de brinquedos com os quais seus filhos brincam, tem que saber se eles foram autorizados por órgãos especificos do país, porque todos nós sabemos que tem muitos itens por aí que vem de fora ou que não são reconhecidos, e são objetos que podem fazer mal, pois podem trazer uma tinta tóxica ou conteúdos que podem colocar em risco a saúde da criança caso ela engula sem querer. Por isso, fiquem de olho pais!

Esses brinquedos da foto ao lado são feitos de madeira, são ecológicos e atóxicos, parecem ser uma ótima opção para os pequeninos.

Outro ponto muitíssimo importante: crianças na cozinha. O ideal é que elas nunca apareçam por lá, pois é um lugar para adultos, com utensílios perigosos que podem causar graves acidentes. Mas é melhor prevenir, quando se trata de criança não se brinca (pelo menos não nós), então sempre que for esquentar algo no fogão, pelo amor de deus, não deixe o cabo para fora e se possível acenda nas bocas de trás, é mais seguro.

Se você gosta de usar centros de mesa, jarros, fruteiras, é indicado não colocar toalhas de mesa, pois a criança pode puxar a qualquer momento e o que tiver em cima vai cair em cima dela.

Ao andar com os pequenos na rua, não deixe que fiquem expostos aos carros e nem aos possíveis animais (cachorros geralmente) que ficam nas grades das casas, imagina, se nós nos assustamos quem dirá eles.

Muito cuidado para que não caiam dentro de baldes, cestos de roupas... nessa mesma reportagem sobre o cachorro e a criança, passou a história de uma criança que caiu dentro do balde de roupa com água, a mãe não viu logo, e a criança faleceu.

São histórias trágicas e nós pensamos que nunca pode nos acontecer, mas gente, em segundos a criança some, elas são curiosas, estão descobrindo o mundo, gostam de mexer em tudo, então muito cuidado, não queremos que nada de mal aconteça né? Se alguém tiver mais dicas não se esqueça de compartilhar =)

3 comentários:

Delírios Gourmet disse...

Raissa, com criança não podemos dar moleza... temos que ficar em cima, orientando, conversando e educando de forma que eles cresçam sabendo diferenciar o certo do errado. Pena mesmo é que para que acidentes aconteçam, independe de educação, né? Então acho mesmo que nós adultos temos sim que fazer o possível e o impossível para proteger nossos pequenos... Bjs!

Fairy Tale Bolsas e Blusas disse...

Participe da promoção "SUPER quero a carteirinha!"

E concorra a uma carteirinha exclusiva Fairy Tale!

Lidiane Vasconcelos disse...

PA-RA-BÉNS, Raissa! Que post fantástico! Muito bem feito e extremamente didático. Eu por aqui não tenho crianças (ainda), mas se tivesse seguiria a risca. Quando lia a dica sobre cuidados na cozinha, lembrei do que aconteceu com meu primo que na ocasião tinha pouco mais de um ano, coitado! Ele puxou o cabo de uma panela com água fervendo, e por isso se quimou feio no peito. Tadinho!
Ótimo post, viu? ;)

Raissa, mulher céu! Sensibilidade pouca pra tu é bobagem! ...ehehehe... a sensação que você descreveu que sentiria ao ver a vista do quarto da pousada foi E-XA-TA-MEN-TE a que tive mulher! Vida e ar puro. Tudo de bom, e como é bom sentir isso! :D

Tomara! Espero! Desejo que sua lista seja toda, todinha atingida. Item por item, tim tim por tim tim. ;)

Beijos, bonita!