02 agosto 2009

Livre o quarto de ácaros

Primeiro vamos saber oum pouquinho sobre eles:

O que são?
Se você nunca ouviu falar em ácaros, fique sabendo: são bichinhos invertebrados, chamados artrópodes microscópicos. Eles moram na sua cama e são causadores de alergias respiratórias, que se intensificam no inverno.

Como eles nos prejudicam?
Os ácaros se reproduzem em ambiente úmido e escuro e se alimentam de restos de pele humana. "Sua carcaça (morta ou viva) pode causar rinite, cujos sintomas são espirros, coriza e conjuntivite, ou asma", diz o alergista Adriano Bueno de Sá.


Agora vamos às dicas para mantê-los longe do seu quarto (e do meu):

Edredom e cobertor - Não use a mesma colcha que cobre a cama para dormir, reserve uma para usar exclusivamente à noite, assim você evita contato com toda a poeira ali acumulada.

Bichinhos de pelúcia - Infelizmente para quem tem problemas de alergia, como eu, o melhor é evitá-los pois não dá para limpá-los sempre, apesar de eles serem uma fofura e de que se me derem de presente eu vou adorar.
Cortinas - Para quem é alérgico o ideal é lavá-las semanalmente e para quem não é de 15 em 15 dias, e para ser mais funcional é bom usar tecidos que sequem rápido, ou até persianas porque aí é só usar o aspirador ou um pano, acredito eu.

Travesseiros - Deixar arejar por meia hora se for guardá-los, lavar se tiver manchas amareladas, mandar para a lavanderia se for de plumas ou lavar em casa se for de espuma.

Toalhas - Deixar secar em local onde haja vento e sol, não no banheiro pois em ambientes úmidos são onde os ácaros se proliferam. Onde pesquisei disse para trocar duas vezes por semana, mas acho que uma vez tá bom, é claro que não sei de nada então sigam a sugestão que acharem mais adequada para o seu modo de vida.
Roupa de cama - Trocar uma vez por semana, não guardar com outros tipos de peças e quando for lavar deixar de molho, se possível, por cerca de duas horas.

Colchão - Uma vez ao mês passar uma escova de cerdas duras e em seguida pano úmido, caprichar nos cantos e deixar secar bem. Eu sempre viro o lado do colchão também, quando vou trocar a roupa de cama.

Cama - Ao acordar espere 30 minutos antes de fazer a cama, pois evita a proliferação de fungos por causa da umidade, como já foi falado.

4 comentários:

Fabi Carvalhos disse...

Oi, Raissa! Vim conhecer seu blog e adorei. Boas estas dicas. Minha filha é super alérgica tb, então, como disse, infelizmente tive que tirar todos os bichinhos de pelúcia do quarto e a cortina não é de tecido. Faço tudo que recomendou, mas ela vez ou outra acaba entrando em crise, não tem jeito, moramos num lugar super úmido, que não ajuda muito. Parabéns pelo blog! Bjs, Fabi.

Re Batista disse...

Ótimas dicas! Eu tb sempre deixo tapetes e cia várias horas no sol.
O sol é um ótimo aliado para acabar com os fungos.
BjOs e ótima noite!

Christiane Silva disse...

Ah, eu também sou do time das alérgicas!!! Não posso ver um tapete, um gato ou sentir cheiro de chuva!!! =[

Arrasou nas dicas!!

Bjos.

Fabi Carvalhos disse...

Oi, Raissa! Obrigada pela visita lá no blog! Fico super feliz em receber novos amigos. Estou te adicionando lá no blogroll e sempre que der dou uma pasadinha por aqui,ok? Beijão, Fabi.