27 agosto 2009

Poderes do limão

essa fruta fresquinha que apesar de azeda deixa as receitas deliciosas, assim como nossa saúde, vejam só.
"O limão é considerado o rei dos frutos curativos, graças à variedade de usos medicinais que possui. Isso se deve a uma substância presente na casca, com vários efeitos benéficos à saúde: ajuda a emagrecer, reduz o colesterol, controla a ansiedade e tira o desânimo.

Além de tudo, ela combate os radicais livres, retardando o envelhecimento. Rico em vitamina C e sais minerais, o limão também é ótimo para curar e prevenir a gripe. E não é só isso! Estudos comprovam ainda que o fruto possui propriedades antibacterianas. Aprenda como usá-lo melhor no seu dia a dia."

"Além de ser um poderoso aliado no tratamento de várias doenças, o limão ajuda a afastar o desânimo, o cansaço e a ansiedade, resgatando de maneira sutil o bem-estar. Por isso, hoje é comum o uso do limão na aromaterapia e no uso de florais, como forma de reequilibrar o organismo e a mente."

Os nutrientes do limão:
  • Vitamina C
  • Cálcio
  • Fósforo
  • Carboidratos
  • Proteínas
  • Riboflavina (vitamina B2)

Como tudo na vida, temos que tomar alguns CUIDADOS:

  1. O limão é usado em tratamentos alternativos. Ou seja, ele não substitui os métodos convencionais e as recomendações médicas. E também não garante a cura - apenas dá uma bela força a mais ao organismo.
  2. Depois de manusear um limão, lave bem as mãos com água e sabão. Isso evita manchas na pele quando você se expuser ao sol.


E vejam as CURIOSIDADES:

  • O limão possui baixo teor calórico: 100 g de limão = só 25 calorias.
  • Várias linhas da medicina (tradicional, xamânica e alternativa) já reconheceram que o consumo diário do limão melhora bastante a concentração mental, a memória e a visão. E isso independentemente da forma de consumo (suco, terapia intensiva, aromaterapia, fitoterapia etc.)

"Aprenda com os ensinamentos da medicina aiurvédica, desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos: o limão é um laxante suave e estimula a digestão. Usado com bom senso, e associado a outras frutas ou legumes em forma de suco, ele ajuda até a emagrecer. Quer experimentar? Tente essas duas receitinhas abaixo:

  • Passe pela centrífuga ou bata, no liquidificador, 2 limões inteiros (com a polpa e a casca) e 2 talos inteiros de aipo. Dilua com um pouco de água. Tome o preparado em jejum, todo dia, durante sete dias seguidos. Pule uma semana e repita o tratamento.
  • Bata no liquidificador 1 xícara (chá) de talos e folhas de erva-doce, 2 limões descascados (1 deles com partes da casca) e 1 xícara (chá) de água filtrada ou de coco. Coe e sirva imediatamente. Tome por 21 dias e dê um intervalo de uma semana. Se desejar, repita o processo."

MAIS:

Azia - Esprema o suco de 1 limão em ½ copo (americano) de água. Beba imediatamente.

Aftas - Com o auxílio de um cotonete, passe suco puro de limão no local machucado.

Amigdalite e faringite - Faça gargarejo várias vezes ao dia com água morna, suco de limão e uma pitada de sal.

Asma - Toste no forno um limão inteiro. Esprema e misture o suco com 1 colher (sopa) de mel. Tome 1 colher (chá), de hora em hora.

Colesterol - Em jejum, tome o suco de 1 limão com um pouco de água morna todas as manhãs.

Diarreia - Bata no liquidificador o suco de 1 limão, 1 maçã e um punhado de erva-doce e hortelã frescas. Coe e tome na hora. Se desejar, dilua a mistura em água fresca ou de coco.

Dor de dente - Pingue algumas gotas de suco de limão no local da dor.


CURE-SE com o limão:

Febre - Corte 3 limões médios em fatias finas. Leve ao fogo com 500 ml de água. Deixe ferver até que a água reduza a um terço. Tome ½ xícara (chá) de hora em hora até que a febre baixe.

Gripe - Tome suco puro de limão três vezes ao dia. Ou faça um chá com 1 limão descascado cortado ao meio, 2 dentes de alho com casca, cravo e canela em pau a gosto. Adoce com mel e tome bem quente, antes de deitar.

Mau hálito - Faça gargarejos com 1 copo (americano) de água morna e o suco de ½ limão.

Náusea - Beba 1 copo (americano) de água gelada com gotas de limão. Outra dica: corte 1 limão ao meio e aqueça as 2 metades com a parte aberta sobre uma frigideira. Salpique sal sobre uma delas e mel sobre a outra. Chupe o suco das duas.

Reumatismo - Tome água com limão várias vezes ao dia (inclusive cedo, em jejum).

Soluço - Tome 1 colher (sopa) de suco de limão.


-Espero que tenham gostado das dicas, essa receita aí pra gripe (o chá) funciona mesmo hein? Mas vou tentar tomar suco de limão puro, uii!

2 comentários:

Sil disse...

Limão sempre me lembra mousse ! AMO! Bjs

Rosi disse...

Nossa, demorou mas voltou com tudo.
Amo limão e suas dicas são excelentes, até para tirar aquela imagem que a fruta é simplesmente azeda e serve como tempero. Foi uma surpresa saber que ela tb pode ser usada nas aftas...
Bom final de semana.

Ah, como de costume hoje lá no Mundinho tem entrevista especial. Passa lá.