15 agosto 2009

Livro de Rua

Esse é o nome de um projeto muito criativo que surgiu em nosso país, gostei tanto da idéia que vou divulgar aqui pra vocês através do texto que tem no site:

PROJETO LIVRO DE RUA

"Livro de Rua é um projeto do Instituto Ciclos do Brasil que visa democratizar a leitura.

Em nosso país os índices de leitura são muito baixos, lemos menos do que na Colômbia e mais de 70% da população nunca frequentou uma biblioteca.

Entendemos todos os espaços da cidade como espaços de leitura, por isso temos o objetivo de transformar todo o Brasil em uma grande biblioteca pública sem paredes.

Mas como seria isso? Fácil, livros não são para ficar parados em estantes e prateleiras pegando poeira, por isso pedimos que os libertem em locais públicos, com grande movimento de pessoas, dando preferências a regiões aonde existe maior carência de leitura, registrando em nosso site.

Estamos montando bibliotecas da liberdade em escolas, lanchonetes, lan houses, igrejas, centros comunitários, ong´s, associações de moradores e em todos os lugares mais que possuam pessoas interessadas em ajudar. Lá, qualquer pessoa poderá pegar os livros livremente e desfrutar de uma boa leitura. Em seguida poderá entregar os livros no mesmo ponto ou passar para outra pessoa. A única coisa que não vale é ficar parado.

Faça a sua parte, assim como nós, participe você também, seja um agente da educação de qualidade, da democratização do acesso a leitura e da nossa cultura popular, doe livros, divulgue e participe de nossas atividades, ajudando a construir um Brasil Melhor."

Bacana a iniciativa hein? Para acessar o site clique aqui e saiba um pouco mais sobre o projeto.

4 comentários:

Rosi disse...

Raissa
Eu sou uma leitora voraz, aqui no metrô em Sampa existe um projeto de bibliotecas circulente perfeito(Embarque na Leitura). Vc se torna sócio e pega emprestado um livro por até 10 dias, o melhor de tudo é que vc sempre encontra livros novos, aqueles que ainda estão na livraria à venda.
Quanto a esse projeto, a inicitiva e propósito são ótimos, mas fiquei pensando se as pessoas tem educação e discernimento para tal. Talvez isso seja preconceito meu, mas parece que quando não há algo que a pessoa se responsabilize ela simplesmente deixa príncipios básicos em segundo plano.
Valeu pela dica.
ótima semana

Fabi Carvalhos disse...

Raissa, boa iniciativa de divulgar este projeto, não conhecia e adorei saber da existência. Vou já ler mais lá no site e ver como posso contribuir. Beijão, Fabi.

Livro de Rua disse...

Ola Raissa!!!

Muito obrigado pela matéria, adoramos, seu blog é lindo!

O Livro de Rua é um projeto de muitas mãos e que está ganhando o país.

Ficaríamos honrados se pudesse participar mais.

Por favor mande seus contatos para ciclosdobrasil@ciclosdobrasil.org.br

Estamos desenvolvendo várias ações e queremos contar com sua participação...

Grande Beijo obrigado e parabéns pelo trabalho

Marcia Gullo Tiberio disse...

Falando em livros....acessa esse link la no BLOG DA GULLO,
http://blogdagullo.blogspot.com/2009/10/189-livros-gratuitos-em-pdf.html

tenho certeza que tem algum que voce vai gostar...

inté.

obs.: to levando seu link pra voltar aqui mais vezes.