30 agosto 2009

Pensando no futuro

"O tempo não pára mas pode passar mais devagar"
Então que tal cuidar melhor das partes do seu corpo? Vamos começar com o cérebro.

Todos nós sabemos que fazer palavras cruzadas, joguinhos, aprender outros idiomas são ótimos exercícios para o cérebro, mas também depressão, álcool, noites mal dormidas são capazes de nos deixar predispostos ao mal de Alzheimer, por exemplo. Então além de exercícios mentais é essencial "exercitar a massa muscular, ouvir as próprias emoções e cultivar seus prazeres".

"Seus olhos são espelho d'água... brilhando você pra qualquer um"
Os olhos são uma parte muito importante do nosso corpo né gente? Afinal, através deles nós vemos a vida, que inclui pessoas, flores, comidas, vemos por vezes até o que não queremos ver, mas vale a pena por causa da parte boa. Mas vamos lá, sabia que a fumaça do cigarro é prejudicial aos nossos olhos? Pois aumenta o risco de catarata, degeneração macular e glaucoma. Eu nem fumo e ainda sim tenho que tomar cuidado com isso... aiai. Também é essencial usar óculos escuros com proteção UV, também para evitar a catarata e a degeneração na mácula, que é onde existem células detectoras de luz e é por causa dela enxergamos com nitidez. Melhor prevenir né?

Ouvidos, afinal sem eles não poderíamos escutar belíssimas músicas.
Precisa nem falar, mas evitar exposição ao barulho excessivo é fundamental. “Você sabe que o som está alto demais quando precisa aumentar a voz para falar e ser ouvido por alguém do seu lado”. A dica é manter o volume do fone abaixo de 60% do volume total e fazer pausas a cada meia hora para os ouvidos descansarem.

Para as mulheres, os seios.
"A lei da gravidade não perdoa os seios femininos. Mas pior do que a estética é o risco de câncer de mama, que aumenta com a idade. Acontece que, se diagnosticado em estágio inicial, as chances de cura chegam a 96%. Os tratamentos evoluíram e hoje se sabe que modificações nos hábitos ajudam a prevenir o tumor. Por isso oncologistas estimam que dentro de dez anos o câncer de mama vai se tornar uma doença crônica passível de controle. Para se defender, reduza a gordura da dieta, controle o peso e não esqueça – de novo! – os exercícios. Também fique atenta aos checkups: mamografias anuais a partir dos 40 anos e sempre que encontrar alteração no autoexame mensal ou na palpação da mama pelo ginecologista, nas consultas anuais. A versão digital da mamografia e o emprego da ressonância magnética para estudo do seio aumentaram a visibilidade das imagens, permitindo leituras precisas e o diagnóstico mais precoce."

O coração.
Talvez você não saiba, mas a doença cardiovascular é a inimiga número 1 da mulher - que - Enquanto nas mais jovens o perigo vem da mistura de pílula anticoncepcional e cigarro, nas que passaram dos 40 anos os vilões são diabetes, colesterol alto, obesidade, sedentarismo e hipertensão. Detalhe: o ataque não acontece da noite para o dia – ele se prepara silenciosamente ao longo de anos - meeedo. Por isso é preciso sempre investigar a saúde do coração. “Havendo alteração nos exames, mudanças no estilo de vida podem reduzir o risco de infarto em 82%”. Diminuir a gordura do cardápio e fazer 30 minutos de exercícios aeróbicos quatro vezes por semana às vezes resolve. Se não der certo, você pode contar com remédios eficientes como as estatinas, que varrem os excessos de colesterol.

Por fim, o esqueleto.
Você teve uma infância ativa e não abusou de café e refrigerantes? Seus ossos agradecem! Aos 16 anos eles atingem a densidade máxima, e esse pico fica estável até os 30 anos. A partir daí ocorrem perdas de cerca de 1% de massa óssea ao ano, que se acentuam após a menopausa. Se o ritmo acelerar demais, seus ossos podem ficar frágeis. A osteoporose atinge uma em cada três mulheres - de novo, como a gente sofre só de se preocupar com as doenças que podemos ter - predispondo a fraturas com consequências graves. “Construir bons ossos é como aplicar em uma poupança e desfrutar dos rendimentos no futuro”, diz a reumatologista Evelin Goldenberg, da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Para proteger seu esqueleto, capriche nas fontes de cálcio (leite e derivados, sardinha e brócolis), invista nos exercícios físicos (como caminhada ou dança e treinos de musculação) e tome sol (10 a 15 minutos por dia) para estimular a síntese de vitamina D. Quando o problema já se instalou, novos remédios ajudam a prevenir fraturas, como o ácido zolendrônico, sob a forma de injeção anual, e o ranelato de estrôncio, um pó para ser diluído em água e tomado todo dia.

Mais dicas:
-Ria diariamente e rejuvenesça 6 meses
-Tenha uma vida sexualmente ativa, mantenha suas amizades e rejuvenesça 9 meses
-Tome café da manhã todo dia e rejuvenesça 2 anos
-Mantenha os músculos alongados e rejuvenesça 6 meses
-Santo regime não é só o espelho que agradece: restringir as calorias da dieta beneficia o cérebro e favorece a longevidade
-Exercite-se intensamente 15 minutos por dia e rejuvenesça 2 anos

Da Women's Health.

3 comentários:

Sil disse...

Oi! A receita mais simples que tenho pra mousse de limão é : 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite sem soro e 1/2 xícara de suco de limão. É só juntar todos os ingredientes e deixar gelar. Tem gente que costuma colocar gelatina sem sabor, mas pra mim fica aguado. Essa receita acaba encorpando porque o limão talha o creme de leite então fica cremoso, no ponto ideal. Bjs

Fabi Carvalhos disse...

OI, Raissa! Gostei das dicas saudáveis, temos q levar uma vida mais regrada mesmo. Olha estou lançando a primeira promoção do Favas. Passa lá para participar,tá? Beijão, Fabi.

Rosi disse...

Eita, que post gostoso de ler. Muitas dicas, adoro. Confesso que cruzadinhas e leituras fazem parte do meu dia-a-dia, portanto, cérebro em movimento sempre.

Ah, como de costume hoje lá no Mundinho tem entrevista especial. Passa lá.

Um ótimo final de semana.