08 maio 2009

Profissões

Na época em que prestei vestibular tive muitas dúvidas sobre os tipos de profissões, o que as pessoas fazem em cada uma, se na minha cidade existe campo para atuar, é tanto que foi muito difícil escolher que curso eu ia fazer, pra vocês terem uma idéia eu nem sabia que tinha aqui na cidade o curso que estou fazendo atualmente, fiquei sabendo 1 ano depois. Ainda hoje não sei o que alguns profissionais fazem exatamente, até porque existem muitas profissões e em cada profissão tem muita coisa que se pode fazer, além de estarem surgindo outras, cada vez mais especializadas. Então, como eu ainda tenho essas dúvidas estou criando o espaço Profissões aqui no blog, ainda não sei como vai ser a frequencia dos posts sobre o assunto, provavelmente uma vez por semana, e para começar a profissão de hoje vai ser...


MODELO

"Pessoa que serve sua imagem para desenhistas, escultores e outros"

O que é ser modelo?
Modelos são profissionais que emprestam sua imagem para apresentar um produto, seja ele um vestido, um livro, um serviço público, uma idéia política ou um detergente. Alguns profissionais são também requisitados para apresentar produtos ao vivo, em exposições e outros eventos, como feiras, corridas de carro. Em menor número, modelos posam para artistas plásticos.

Quais as características necessárias para ser modelo?
É necessário ter gosto pela profissão, possuir características físicas adequadas (peso, altura e beleza ou aparência exuberante) e ter disponibilidade para viajar ou morar em outro país por períodos indeterminados.

Características desejáveis:
  • agilidade
  • autocontrole
  • boa aparência
  • boa saúde
  • desembaraço
  • disciplina
  • facilidade de relacionamento
  • paciência
  • resistência física

Qual a formação necessária para ser modelo?
Não há exigência de diploma para exercer a profissão de modelo. É uma carreira competitiva: tem mais chances quem apresentar mais desenvoltura e melhor formação cultural. O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (SATED) só considera habilitado quem freqüentar cursos profissionalizantes, reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação, mas as agências e empregadores em geral dão mais valor à aparência e experiência do que à formação. Altura, magreza, beleza, carisma e características únicas que os diferenciem de centenas de candidatos são fundamentais para o sucesso de modelos de passarela. Para candidatos a modelos internacionais é muito importante saber inglês.

Principais atividades de um modelo:
  • participar de desfiles de moda
  • posar para fotos ou para artistas plásticos
  • atuar em comerciais de TV
  • fazer demonstração de produtos em pontos de venda

Muitos profissionais exercem mais de uma atividade. Manequins experientes podem dar aulas ou prestar consultoria de moda. Podem ainda avançar em outros campos, tornando-se estilistas ou atores, através de cursos de especialização.

Áreas de atuação e especialidades
  • desfiles de moda: demonstrando roupas e acessórios para grifes e confecções.
  • modelo fotográfico: posar para fotos com diversos fins;
  • publicidade: posar para fotos de anúncios; atuar em comerciais de TV; apresentar produtos diretamente ao público em stands do fabricante em exposições;
  • artes plásticas: posar para pintores, escultores, fotógrafos, individualmente, ou para estudantes em aulas de desenho.

Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para modelos é exclusivamente do setor privado e muito competitivo. Para cada vaga que se abre são inúmeros os jovens oferecendo-se na esperança de obter fama e ganhos altos. A oferta de trabalho é irregular durante o ano. O mercado de trabalho depende dos rumos da publicidade: em épocas de crescimento econômico, este setor tende a se expandir, aumentando a procura por modelos. De modo geral, a tendência é de crescimento com gastos em publicidade, mas também de redução dos custos das agências, o que afeta o ganho médio do modelo.

Curiosidades
A história das modelos começou nos anos 60, com o ícone da profissão, a primeira modelo do mundo: Twiggy.
Nascida em 1949, em Neasden (bairro de Londres), Lesley Hornby (nome verdadeiro) foi descoberta em 1966 no salão de beleza em que trabalhava. De tão magra ela era chamada de graveto ou "twig" em inglês, daí vem o apelido.
A carreira de Twiggy deslanchou, logo ela era capa de inúmeras revistas, virou febre na Europa, além de ter mudado conceitos de arte da época, pois ela se contrapunha aos padrões de beleza da década anterior, que era de mulheres voluptuosas e sensuais, no estilo "Marilyn Monroe".
No entanto sua carreira foi curta, deixando de ser modelo em 1969 para apostar na carreira de atriz e cantora.

Fonte: Redação Brasil Profissões

PS: Se vocês quiserem dar alguma sugestão de profissão para eu pesquisar, estou aceitando, ok?

4 comentários:

Patrícia Pirota disse...

Oi Raissa,

Vim aqui agradecer o comentário sobre meu post lá no Bicha Fêmea! 'Brigadão!

Sobre a minha profissão. Eu sou estudante, por agora. Sou mestranda bolsista da Capes, o que me dá o privilégio de ler e escrever o tempo todo. Mas antes disso me formei em Letras, e fui professora por 9 anos. E sempre fui bem realizada nas duas =)

E por falar em profissão, achei bem bacana a idéia de posts sobre profissões!
Assim como achei super bacana seu espaço. Com certeza voltarei mais vezes.
Bjo procê.

Sil disse...

E ter altura é realmente necessário? Bjs

Lidiane Vasconcelos disse...

Aí, Raissa!!!!
Novidades por aqui??? Massa!!!
Gostei da ideia e muita gente pode sim se beneficiar com essa iniciativa. Ou mudar de profissão? Quem sabe né?
Sucesso no seu quadro novo!

Ah!Sorte sua de estar perto da mamis, Raíssa.

;)

Beijos!

Neotenia disse...

ADOREI esse post sobre profissões, bem legal vc fazer isso... Esclarece as pessoas sobre alguns mitos de algumas profissões, além disso, vemos muita gente com "preconceito" sobre isso, achando que profissão mesmo é somente administrador, engenheiro, médico, advogado, contabilista, etc.

A minha profissão, pore xemplo, sou eng. de almentos e muita gente ainda me pergunta se é nutrição ou gastronomia...rs! Super normal...rs!