21 março 2009

Organização no estudo

Organização requer muita disciplina, sempre. Lembro que desde quando era mais nova sempre tentei ser organizada, até hoje eu tento, mas dividir quarto com a irmã bagunceira não ajuda nadinha e eu acabo ficando frustrada (que palavra ruim! ;/). Acontece que é difícil eu desistir de ser organizada, até porque a minha profissão exige que eu seja, então quem sabe quando eu tiver o meu cantinho eu possa ser a Srta. Organização? Enquanto isso não acontece, posso pelo menos organizar meus estudos, mas como? Segundo Ocimar Munhoz Alavarse, professor da USP, fazer anotações na aula torna o aprendizado mais eficiente. E aí que eu sempre fiz anotações na sala de aula, mas nunca soube disso, só que geralmente tiro boas notas (pelo menos tento). Continuando, ele diz que tem que haver uma interação, ou seja, é importante trocar opiniões com os colegas, até para saber se tem algum erro no que você pensou. De acordo com ele "Anotando estamos fazendo sínteses, resumos. E os resumos nos orientam. Se uma palavra aparece muito em um texto, é importante anotá-la, pois ela pode ser carregada de sentido". Nunca tinha pensado por este ângulo, dica legal não é?

E falando em dicas, aqui vão algumas para você se dar bem no colégio, na faculdade, no trabalho e até mesmo no dia-a-dia, para não esquecer de coisas importantes:
  1. Anotar ajuda a memorizar a leitura e as aulas
  2. Suas anotações são fontes de dicas do que o professor considera mais importante
  3. Tomar notas ajuda a se concentrar na sala de aula
  4. Anotações são uma fonte de informação para se preparar para as provas
  5. Seu caderno, normalmente, terá informações que não estão em qualquer outro material

E mais algumas, para fazer da melhor forma possível:
  1. Concentre-se na aula ou no material de leitura
  2. Anote com consistência, sem preguiça
  3. Seja seletivo, não tente escrever tudo, pois as pessoas falam muito e em velocidade diferente de quando se escreve
  4. Escreva o que foi dito ou lido com suas próprias palavras
  5. Organize suas anotações
  6. Seja breve, escreva apenas os pontos importantes
  7. Use letra legível, afinal você tem que conseguir ler depois
  8. Não se preocupe com a correção gramatical
Se quiser mais dicas de organização visitem o blog Chega de bagunça.

-Espero que tenham gostado e boa organização na vida! ;)

Fonte.

Nenhum comentário: