03 março 2009

Persianas

Tive vontade de fazer um post complementar ao que a Lidiane fez no Bicha Fêmea, espero que ela não se importe, afinal foram as palavras dela que me inspiraram.
Vou falar um pouquinho sobre cortinas e persianas, mas de uma forma mais técnica. Ano passado, minha turma e eu fomos visitar uma loja de cortinas e persianas - Uniflex - e eu me encantei completamente com os produtos que eles vendem, tinham várias cortinas expostas e eu não me cansava de olhar, é tudo de uma delicadeza tamanha, o trabalho é muito bem feito e a moça que explicou foi super gentil, nos ofereceu até um lanchinho, um bolo de banana com canela delicioso, cuja receita até hoje procuro de tanto que gostei.

Vamos começar com as persianas, que embora eu não aprecie muito, acredito que dá um ar interessante ao ambiente, uma vez que existem vários tipos e materiais. Por exemplo, elas podem ser verticais ou horizontais, podem ser de tecido, de alumínio, de madeira, podem ser coloridas e podem ser do tipo manual, com aquelas cordinhas, ou acionadas com controle, bem tecnológica. Ainda é possível escolher a espessura das lâminas, de acordo com o site da Uniflex podem ser de 16mm, 25mm ou 50mm quando feitas em alumínio, e 25mm ou 50mm quando feitas em madeira. Talvez outras lojas tenham medidas diferentes, mas acredito que sejam parecidas.
Como vocês podem ver, esta persiana preenche toda a parede, ela vai do chão ao teto e ainda sobe um pouco, é uma forma de esconder o trilho, particularmente aprecio muito essa solução, fica muito elegante, até mesmo pela cor, que a integra ao ambiente, ou seja, não é o centro das atenções, é um complemento.

Já aqui não é possível ver se vai até o teto, mas podemos perceber que ela quer chamar atenção, a cozinha tem tons neutros e a persiana é de um vermelho intenso que contrasta com o resto.

Outro ponto muito importante é o tamanho da persiana em relação às laterais da janela, elas podem ser do mesmo tamanho do vão da janela ou podem passar um pouco.

Aqui temos um exemplo de persiana de madeira, e na lateral temos os xales que dão um charme a mais.

E por último uma persiana vertical.

"Os modelos adaptam-se a diferentes funções, mais do que decorar, as persianas hoje reduzem o calor e os ruídos, garantem privacidade, protegem móveis e pisos e, principalmente, controlam a luminosidade do ambiente."

Nenhum comentário: