27 fevereiro 2009

Francês

Há um tempo eu já vinha pensando em qual seria a próxima língua para aprender, depois do inglês, pensei no espanhol, mas espanhol é muito parecido com português, e eu queria algo mais diferente, então decidi pelo francês, me apaixonei por essa língua desde que vi pela primeira vez O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, com a lindinha Audrey Tautou (aquela que fez O Código da Vinci, a criptóloga), eu indico, o filme é muito bom e tem uma trilha sonora super divertida com aquelas sanfonas francesas.
E agora um mini-texto pra vocês:

O francês (français) é um dos principais idiomas do mundo, e uma das mais importantes línguas românicas, com um número de falantes apenas inferior ao do espanhol e do português. Em 1999, o francês era a sexta língua mais falada do mundo, utilizada por cerca de 110 milhões de pessoas como língua mãe e por 210 milhões, se incluídos os que a falam como segunda língua. Wikipédia.

Faz parte da cultura francesa cumprimentar a família e os amigos com beijos no rosto. O número de beijos varia de dois a quatro. Por exemplo: no sul, costuma-se dar três beijos; na Bretanha, só dois. Em situações mais formais, o cumprimento normal é um aperto de mão.
Os franceses costumam cumprimentar as pessoas colocando monsieur ("senhor"), madame ("senhora") ou mademoiselle (senhorita) antes do sobrenome delas.

Dica cultural: A maioria dos edifícios públicos e de escritórios particulares fecha nos feriados. Muitos locais de trabalho públicos ou privados não funcionam em agosto. Se um feriado cai numa quinta-feira, os franceses costumam faire le pont ("emendar"), ou seja, tiram a sexta-feira de folga para prolongar o fim de semana - e nós não fazemos isso?. Folha Online.


E mais:
ANO DA FRANÇA NO BRASIL - De abril até novembro de 2009 o Brasil vai ficar mais francês.
Em resposta ao Ano do Brasil na França, em 2005, os governos de ambos os países entraram em acordo para realizar o França.br 2009, previsto para acontecer de 21 de abril a 15 de novembro de 2009.

- É, parece que escolhi um bom ano para começar o francês ;)

2 comentários:

Lidiane Vasconcelos disse...

Raissa, mulher do céu!

Que houve com o olho?

Meu esposo anda fazendo um tratamento seríssimo por causa do olho direito. Sei bem (por acompanhar de perto, embora não sinta na pele) o que é isso.

Viu quantas dicas? Dá para deixar a regatinha básica bem bonitona, não é?

Em tempo: acho que você é bem corajosa de querer aprender o francês. Minha sogra e cunhada estudam essa língua, e quando elas querem me deixar em parafusos, elas começam a me ensinar como se conta em francês. Vixe! Ô língua difícil! Me deixe só no Inglês mesmo, viu? :(

Beijos e melhoras!
Lidiane Vasconcelos
www.femeablog.wordpress.com

Patricia M. disse...

O francês é lindo d+! Fiz só um semestre e tive de trancar pq era no mesmo horário da faculdade... mas espero voltar logo, pq me apaixonei. É uma lingua belíssima. Espanhol é apenas um português com sotaque =P